Alunos da nossa escola, que receberam em Outubro passado alunos húngaros em suas casas, estão agora de visita à escola Tamasi Aron de Budapeste em que se ensina Português como língua estrangeira. Para além de assitirem a aulas, os nossos alunos mostraram um vídeo que fizeram sobre Lisboa e uma apresentação sobre o sobreiro e a cortiça em Portugal. Participaram ainda na plantação duma árvore comemorativa deste intercâmbio. Crescer, como a árvore, é o que se espera que esta iniciativa proporcione a todos. Os alunos húngaros participaram num peddy-papper sobre Budapeste e organizaram passeios em que apresentaram em português vários monumentos da cidade. Houve ainda a oportunidade de visitas a outras cidades como Visegrad e Esztergom. Esperamos que este intercâmbio se possa repetir duma forma mais regular. O grupo agradece a colaboração da professora Ana Melo, da Direção da Escola, do Instituto Camões e da Corticeira Amorim.
Alunos da Escola Solrød Gymnasium de Copenhaga acompanhados pelos professores Niels Schou e Flemming Hansen estiveram esta semana na nossa escola a participar em aulas de Geografia C e de Ciência Política. As actividades centraram-se em dois projectos, um sobre as mudanças na estrutura familiar em Portugal e na Dinamarca e outro sobre questões sobre a Democracia e a Juventude. As sessões foram um excelente exemplo de como, com a devida motivação, se podem chegar a resultados muito positivos. Os alunos organizaram-se em grupos com representantes dos dois países, debateram e investigaram as questões propostas e apresentaram em plenário as conclusões de cada grupo. Os alunos estão de parabéns e deram uma excelente demonstração de colaboração transnacional e de participação democrática. Ambos os projectos deverão continuar na Internet.
A pedido da escola de Copenhaga Herlev Gymnasium & HF , recebemos no dia 8 de março passado, 28 alunos dinamarqueses do 12º ano, um dos quais com mobilidade reduzida, que se deslocou em cadeira de rodas, acompanhado por dois técnicos especializados. Dois professores, Kurt Christensem e Hannibal Horn, acompanharam esta turma.
Estes alunos foram acolhidos e integrados pelos nossos professores e alunos em diferentes aulas/turmas/atividades, nomeadamente: Ciência Política, Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva, Geografia, Geometria Descritiva, Inglês, Educação Física, Matemática Português. Dialogaram, partilharam saberes e conhecimentos, visitaram a escola, tocaram e cantaram uma música tradicional dinamarquesa, jogaram andebol, fizeram canoagem e jogaram golfe, em momentos divertidos e bem passados.
Para além de projetos apoiados por Programas europeus a escola Maria Amália recebe com frequência visitas de escolas de outros países e tem alguns intercâmbios estabelecidos com algumas escolas.
Intercâmbio Lisboa - Budapeste |Escola Maria Amália - Tamasi Aron
A Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho organiza desde 2005 intercâmbios com a Escola Tamasi Aron de Budapeste em que o Português é ensinado como Língua Estrangeira. Neste âmbito já recebemos por quatro vezes alunos da Escola húngara e já deslocámos por uma vez alunos portugueses a Budapeste. As deslocações têm uma duração de cerca de uma semana sendo a estadia organizada em casa das famílias de alunos e garantindo a realização dum conjunto de atividades educativas e culturais em ambas as escolas.
Outras visitas...
Nos últimos anos temos recebido visitas de escolas da Dinamarca e da Noruega que pretendem conhecer o sistema educativo e a sociedade portuguesa. Estas visitas incluem a participação em aulas e outras atividades pedagógicas.